Notícias da CCR ViaOeste

Notícias

17/05/2022 | Segurança no trânsito

Campanha educativa orienta motociclistas em Osasco

Uma campanha educativa será realizada nesta quarta-feira (18/05) em Osasco para chamar a atenção dos motociclistas sobre a importância do respeito às leis de trânsito. A ação é promovida pela CCR ViaOeste, em parceria com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco, Instituto CCR, Yamaha Motors e iFood e integra as iniciativas do Movimento Maio Amarelo. A iniciativa acontece na Praça Nelson Soares de Freitas, ao lado da Prefeitura de Osasco, das 10 às 16 horas. 
 
Ao longo do dia, os motociclistas serão orientados sobre os cuidados com os pontos cegos. Com exemplos práticos, a equipe de segurança viária da concessionária e profissionais da Yamaha, utilizarão um caminhão e motocicletas para demonstrar pontos em que a visibilidade dos motoristas fica prejudicada e pode causar acidentes, especialmente durante a ultrapassagem de motociclistas ou quando os pilotos de moto trafegam pelos corredores de rodovias ou avenidas. 

De acordo com o Coordenador de Tráfego da CCR ViaOeste, Alessandro Pereira, este é um ponto muito sensível que será abordado com os motociclistas, pois é fundamental que eles pilotem com prudência, responsabilidade e, sobretudo, respeitando as leis de trânsito. “Esta campanha busca demostrar ao motociclista que ele deve ter ação aos pontos onde a visibilidade fica comprometida, e assim, evitar manobras que coloquem sua vida em risco”, enfatiza. 

Os pilotos também receberão material impresso com orientações sobre os itens de segurança pessoal, como o uso do capacete, calçados apropriados, luvas e aplicação de material refletivo no capacete e jaqueta. O cuidado com a manutenção das motos, segundo o coordenador de tráfego, também deve ser constante, com atenção especial às condições dos pneus, corrente, freios, farol e lanternas. A Yamaha Motors disponibilizará aos participantes voucher para troca de óleo das motocicletas gratuitamente. 

Durante a campanha educativa, o Instituto CCR promoverá ações com foco no bem-estar dos motociclistas, com corte de cabelo e massagem gratuitos. Também montará no local a Parada do Desabafo, que é um espaço dedicado ao apoio emocional. A plataforma iFood convidará seus profissionais que realizam entregas na região para participarem das atividades. 

Números

As estatísticas sobre acidentes nas estradas com motociclistas são preocupantes: eles equivalem a 10% do total de veículos que trafegam pelas rodovias paulistas administradas pelo Grupo CCR, mas estão envolvidos em 30% dos acidentes com vítimas fatais. E o quadro se agravou durante a pandemia. Em recente pesquisa realizada pela CCR InfraSP, com 380 motociclistas, 85% deles responderam que utilizam a moto como instrumento de trabalho.
 
Conscientização e empatia para motos e caminhões

Além das ações práticas o Grupo CCR lançou a webserie Entregadores: moto e caminhão, uma jornada educativa e de conscientização sobre segurança no trânsito, para mostrar que a empatia é necessária e que a convivência entre motoristas de caminhão e entregadores é possível. A campanha é da Supernormal e está sendo apresentada pelo jornalista e comunicador, Marcelo Tas. Os episódios – seis ao todo -  são publicados semanalmente nos canais das redes sociais do Grupo CCR e do próprio Tas. Os vídeos estão disponíveis e podem ser assistidos na plataforma oficial do Youtube do Grupo CCR 
 
Com seis episódios, a webserie traz personagens reais, profissionais que realizam serviço de entregas pelas cidades e estradas. Os vídeos dão dicas técnicas de segurança e direção preventiva com orientação de especialistas. Um motociclista e um caminhoneiro são apresentados à realidade um do outro, participando de testes e situações que objetivam promover conscientização e empatia no trânsito. Uma das situações, por exemplo, é denominada “ponto cego”, limitação no campo visual do que é captado pelos retrovisores do caminhão. Além dessa, há outra para demonstrar os riscos decorrentes do deslocamento de ar que os motociclistas enfrentam ao serem ultrapassados por veículos pesados.
 
Serviço
Conscientização de Motociclistas
Local: Praça Nelson Soares de Freitas ( ao lado da Prefeitura de Osasco)
Horário: das 10 às 16 horas

Voltar