Notícias da CCR ViaOeste

Notícias

19/05/2022 | Segurança no trânsito

Ciclistas recebem orientações sobre segurança no trânsito em Osasco e Barueri

A prática esportiva de pedalar tem ganhado cada dia mais adeptos, principalmente pelos benefícios à qualidade de vida, saúde e bem-estar. Mas, essa atividade exige cuidados com a segurança e respeito às leis de trânsito. Para conscientizar os ciclistas, a CCR ViaOeste promoverá campanhas educativas em Osasco e Barueri nos próximos finais de semana, incluindo a dinâmica do “ponto cego”. 
 
Neste domingo (22/05), a ação será realizada na Avenida Lázaro de Melo Brandão, em Osasco, em parceria com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco. No dia 29/05, a iniciativa acontece na avenida Dr. Dib Sauaia Neto, no Alphaville, em Barueri, com participação do Departamento Municipal de Trânsito de Barueri. As duas campanhas têm início às 7 horas. 

As ações educativas integram o Programa de Redução de Acidentes (PRA) promovidas pela CCR ViaOeste e também fazem parte do calendário do Movimento Maio Amarelo. Durante o período da manhã, os ciclistas serão orientados sobre os pontos cegos. Com exemplos práticos, a equipe de segurança viária da concessionária, utilizarão um caminhão para demonstrar pontos em que a visibilidade dos motoristas fica prejudicada e pode causar acidentes envolvendo ciclistas, motociclistas e pedestres.

De acordo com o coordenador de tráfego da CCR ViaOeste, Alessandro Pereira, o objetivo é chamar a atenção dos ciclistas para os cuidados ao pedalar. “Os riscos são maiores nas rodovias em virtude do fluxo intenso e alta velocidade dos veículos”, enfatiza. “Outro fator de perigo é que a movimentação de veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, pode desestabilizar a bicicleta e causar acidentes. Por isso, nossa recomendação é buscar sempre vias com baixo movimento e ciclofaixas nos trechos urbanos, pois são locais apropriados e mais favoráveis para essa prática esportiva”, argumenta. 

Confira dicas de segurança para os ciclistas: 

- De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório pedalar sempre no mesmo sentido da via;


- Utilize sempre equipamentos de proteção, como capacete e luvas;

- Não use fones de ouvido, pois é fundamental ouvir a movimentação de outros veículos na via e melhora a atenção sobre o que está à sua volta;

- Vista roupas claras, e se possível, utilize colete refletivo. No período noturno, utilize faróis, lanternas ou piscas para sinalizar a sua presença e dê preferência por pedalar nas ciclofaixas e vias com iluminação pública;

- Se for pedalar em grupo, nunca ande lado a lado. Façam uma fila indiana e siga um atrás do outro;


Voltar